Como o adulto pode cuidar dos seus dentes?

A boa higiene bucal é a condição essencial para manter um sorriso bonito e saudável durante toda a vida adulta

Os adultos também precisam cuidar da saúde bucal para prevenir cáries, doenças gengivais e problemas mais sérios. A profilaxia (limpeza), feita por seu dentista, remove algumas manchas superficiais causadas por alimentos e bebidas. Manchas mais escuras podem ser tratadas com clareamento dental, desde que o profissional supervisione seu caso.

Com os dentes limpos, o dentista poderá examinar você (exame clínico) e avaliar como estão os dentes, gengivas, lábios, língua, mucosas e poderá solicitar radiografias para completar a sua avaliação.

A partir daí, ele irá reunir todas as informações para planejar o tratamento apropriado ao seu caso. Dependendo do estado dos dentes (se notar lesões de cárie e gengivas, por exemplo), irá tratá-los, e também dos resultados desejados, poderá optar pelo clareamento dental.

Durante a vida adulta, é essencial que você continue a seguir todos os principais cuidados bucais que recebeu desde pequeno para manter a sua saúde.

Que efeitos a alimentação pode ter na minha saúde bucal?

Como o adulto pode cuidar dos seus dentes?Além de influenciar a saúde em geral, a alimentação adequada é requisito básico para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis. Uma alimentação balanceada, dá aos tecidos da gengiva e dos dentes os nutrientes e minerais de que necessitam para permanecerem fortes e resistirem ao aparecimento de doenças.

Além disso, os alimentos fibrosos (como verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais. Os alimentos moles e pegajosos tendem a ficar presos entre os dentes, são mais difíceis de serem removidos, aumentando o risco para o desenvolvimento de lesões de cárie.

Limite o consumo de alimentos e bebidas entre as principais refeições. E quando você se alimentar entre elas, prefira os alimentos mais nutritivos como queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas. Não se esqueça de realizar a higiene bucal após as refeições.

Adultos podem se beneficiar com o flúor?

Pesquisas recentes mostram que o uso de flúor pode beneficiar os adultos também, desde que exista indicação. O dentista irá avaliar se é o seu caso. Sabe-se que o flúor tópico – aquele presente em cremes dentais e na água de abastecimento – é um dos fatores que ajudam a prevenir o aparecimento de cáries em pessoas de todas as idades.

Se você estiver em alguma das condições a seguir, consulte seu dentista sobre tratamentos especiais com flúor:

• Se toma medicamentos que deixam boca seca ou tem doença que cause secura bucal;
  • Se suas gengivas retraíram e a raiz começou a aparecer;
  • Se você usa aparelho ortodôntico;
  • Se fez radioterapia na cabeça ou pescoço.

Durante toda sua vida de adulto é essencial que você continue a:

• Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental e creme dental com flúor;
  • Se perceber que a escova não consegue remover substâncias duras que se formam perto das gengivas, você está com cálculo dental. O cálculo só será removido pelo dentista, com instrumentos apropriados. Para prevenir a sua formação, escove os dentes regularmente pois, nos estágios iniciais de acúmulo da placa bacteriana, a escova e o fio dental conseguem agir;
  • Limitar a ingestão de alimentos e bebidas açucarados e pegajosos;
  • Consulte seu dentista periodicamente para cuidar da saúde bucal.

Como adulto, o que é importante saber sobre os dentes?

• A gengivite, no seu estágio inicial, é reversível. Seus sintomas são gengivas avermelhadas, inchadas e sensíveis, com tendência ao sangramento durante a escovação ou mesmo ao usar o fio dental.
  • A saúde da gengiva também pode afetar a sua saúde em geral. Estudos recentes mostram uma possível conexão entre a periodontite (uma doença da gengiva) e outras doenças como, por exemplo, a diabetes, problemas cardíacos e uma possível ligação com nascimentos prematuros.
  • À medida que ficamos mais velhos, as cáries em volta das restaurações (chamadas cáries recorrentes) e na raiz dos dentes se tornam mais comuns, se você não mantiver a higiene bucal adequada.
  • Também a sensibilidade pode se tornar mais séria com o avançar da idade. Ela pode indicar a existência de cárie ou fratura no dente e a exposição do tecido mais interno do dente (dentina).
  • As próteses são usadas para fortalecer os dentes danificados ou substituir a falta de dentes. O dentista saberá indicar se você precisará fazer uso de algum tipo de prótese.
  • Os implantes também poder ser indicados para substituir dentes perdidos.
  • As próteses fixas também podem substituir dentes extraídos. Consulte o dentista para se informar sobre as possibilidades de tratamento para substituir algum dente perdido.

Gostou desse artigo? Encaminhe para alguém que precise!