Não dá pra descuidar do sorriso, principalmente em época de fim de ano
As confraternizações de fim de ano são épocas divertidas e também de “exageros alimentares”. Castanhas, frutas cristalizadas, espumante, vinhos e bebidas – ricos em corantes e açúcares – estão disponíveis e sendo servidos a todo momento.
No entanto, mesmo com a agitação desta época, a higiene bucal precisa ser prioridade. Ao abrir mão da escovação e do uso do fio dental, o sorriso branquinho e saudável é colocado em risco.
A placa bacteriana, por exemplo, demora menos de 24 horas para se formar. Depois de formada, ela já começa a atingir o esmalte, podendo provocar hipersensibilidade e dores.
E ninguém quer ter as comemorações interrompidas por problemas odontológicos, não é mesmo?
Confira os cuidados que não podem ficar de fora durante as confraternizações:
- Beba água – A água mantém os níveis de minerais da boca corretos, estimulando a produção de saliva e a limpeza na área. Não beber água aumenta o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes e, consequentemente, o mau hálito.
- Alimentos duros – Não utilize os dentes para abrir nada e tenha cuidado ao mastigar alimentos como nozes, castanhas e avelãs. Isso pode causar uma fratura. E quem usa aparelho, a atenção deve ser redobrada!
- Cuidado com as brincadeiras – Cuidado com os tombos, já que podem ferir a boca de quem usa aparelho e até quebrar os dentes.
- Palitar os dentes – Isso pode ser perigoso para a gengiva. Opte pelo fio dental, que além de não machucar, alcança espaços que o palito não consegue.
- Escovação e fio dental – Por fim, siga os cuidados mais básicos com a saúde bucal. Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, para não deixar a placa bacteriana se enrijecer. Mantenha sempre junto com você um kit de higiene bucal.
Gostou deste post? Então encaminhei para quem precisa ler isso!