Confraternizações de fim de ano: dicas para não descuidar da saúde bucal

Confraternizações de fim de ano: dicas para não descuidar da saúde bucal

Não dá pra descuidar do sorriso, principalmente em época de fim de ano

As confraternizações de fim de ano são épocas divertidas e também de “exageros alimentares”. Castanhas, frutas cristalizadas, espumante, vinhos e bebidas – ricos em corantes e açúcares – estão disponíveis e sendo servidos a todo momento.

No entanto, mesmo com a agitação desta época, a higiene bucal precisa ser prioridade. Ao abrir mão da escovação e do uso do fio dental, o sorriso branquinho e saudável é colocado em risco.

A placa bacteriana, por exemplo, demora menos de 24 horas para se formar. Depois de formada, ela já começa a atingir o esmalte, podendo provocar hipersensibilidade e dores.

E ninguém quer ter as comemorações interrompidas por problemas odontológicos, não é mesmo?

Confira os cuidados que não podem ficar de fora durante as confraternizações:

  • Beba água – A água mantém os níveis de minerais da boca corretos, estimulando a produção de saliva e a limpeza na área. Não beber água aumenta o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes e, consequentemente, o mau hálito.
  • Alimentos duros – Não utilize os dentes para abrir nada e tenha cuidado ao mastigar alimentos como nozes, castanhas e avelãs. Isso pode causar uma fratura. E quem usa aparelho, a atenção deve ser redobrada!
  • Cuidado com as brincadeiras – Cuidado com os tombos, já que podem ferir a boca de quem usa aparelho e até quebrar os dentes.
  • Palitar os dentes – Isso pode ser perigoso para a gengiva. Opte pelo fio dental, que além de não machucar, alcança espaços que o palito não consegue.
  • Escovação e fio dental – Por fim, siga os cuidados mais básicos com a saúde bucal. Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, para não deixar a placa bacteriana se enrijecer. Mantenha sempre junto com você um kit de higiene bucal.

Gostou deste post? Então encaminhei para quem precisa ler isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 5 =