Erosão ácida, causas e tratamentos

A erosão ácida desgasta o esmalte dentário com o passar do tempo e, consequentemente, deixa os dentes mais suscetíveis às cáries e a variados tipos de doenças

Poucas coisas são mais atraentes do que um sorriso perfeito. No entanto, existem alguns fatores que podem arruinar esse sorriso mais rapidamente do que se imagina, se não tomarmos os devidos cuidados preventivos.

A erosão ácida é um daqueles males que todos deveriam prestar atenção, para que tenham a certeza de que a escovação e o uso do fio dental são feitos da forma adequada.

O esmalte do dente age como a primeira linha de defesa para protegê-los. Embora seja a substância mais dura do corpo humano, ele não é impenetrável.

A erosão ácida desgasta o esmalte dentário com o passar do tempo e, consequentemente, deixa os dentes mais suscetíveis às cáries e a vários tipos de doenças. Além disso, uma vez que o esmalte dos dentes tenha sido desgastado, ele não se regenera.

Motivos mais frequentes da erosão dentária e as formas de prevenção

• Frutas cítricas: As frutas têm excelente valor nutricional e seu consumo deve ser recomendado, graças a quantidade de vitaminas e fibras. Entretanto, de acordo com a Associação Dentária Americana (ADA), frutas com alto nível cítrico, por exemplo, limões, limas, tangerinas e laranjas, podem desmineralizar o esmalte dos seus dentes. Coma com moderação e certifique-se de beber bastante água para equilibrar o ácido na boca.
  • Refrigerantes: a ADA também adverte contra a ingestão de refrigerantes. As bebidas gasosas contêm muito açúcar (essencial para o crescimento e sobrevivência das bactérias do biofilme dental), e mesmo as versões diet são bastante ácidas. Pesquisas feitas sugerem que o consumo de refrigerante corrói o esmalte de forma muito similar ao uso de drogas ilícitas. Portanto, assim como no consumo de frutas cítricas, beber água regularmente e evitar o consumo de refrigerantes é uma boa alternativa para evitar a erosão dentária e manter-se saudável.
  • Refluxo gastroesofágico: um problema digestivo que muitas pessoas enfrentam é o refluxo gastroesofágico, também conhecido como DRGE (doença do refluxo gastroesofágico). Esse refluxo faz com que os ácidos estomacais sejam regurgitados pela garganta e, às vezes, pela boca, entrando em contato com os dentes. Evite alimentos que estimulem essa reação, como tomates, comidas apimentadas, chocolate, álcool e café.
  • Gravidez: o período da gravidez é cheio de altos e baixos, pois o corpo trabalha para gerar um bebê saudável. Um dos sintomas é o enjoo matinal que, além de causar náusea prolongada, o ácido muitas vezes se mantém na boca da gestante. Ele pode causar erosão dentária da mesma forma que o refluxo.

Cuidados para evitar a erosão ácida

Erosão ácida, causas e tratamentos

O esmalte dentário é resistente, mas não continuará assim sem a sua ajuda. Isso começa em casa com a ajuda de uma boa higienização bucal, praticada com dedicação. Escove os dentes, ao menos, duas vezes por dia e não se esqueça de passar o fio dental.

Em muitos casos, a erosão vem acompanhada da sensibilidade nos dentes. Por isso, use o creme dental com flúor e mantenha um kit de higiene bucal na sua mesa de trabalho para aqueles momentos do dia em que seus dentes precisarem de cuidado.

E, claro, não se esqueça de visitar seu dentista, no mínimo, duas vezes ao ano para realizar exames regulares. Informe seu dentista e seu médico se você acha que a erosão ácida está danificando os seus dentes.