Muitas pessoas na terceira idade usam dentaduras, tomam remédios e têm problemas de saúde em geral. Felizmente, o dentista pode ajudar você. Ele irá consultar seu médico sempre que for preciso, para juntos cuidarem da saúde como um todo, incluindo a bucal.
As doenças gengivais podem aparecer devido à dificuldade dos idosos para realizar a higiene bucal sozinhos. Esses problemas são reversíveis em seus primeiros estágios, para isso, é importante diagnosticá-los o mais cedo possível. As consultas periódicas ao dentista garantem o diagnóstico e o tratamento precoces.
É importante saber que a boa higiene bucal evita o aparecimento de enfermidades gengivais e será preciso adaptar a técnica de escovação para cada caso, contar também com ajuda dos filhos ou pessoas próximas para realizar a higiene, se tiver dificuldade.
As doenças gengivais podem comprometer a saúde em geral, principalmente, se o idoso tiver doenças sistêmicas como diabetes, problemas cardíacos e outras. Especialmente nesta faixa etária, os problemas de saúde sistêmica podem estar presentes, então os cuidados com a saúde bucal devem ser intensificados.
Outra situação comum é o uso de próteses pelos idosos. As próteses são usadas para reforçar dentes danificados ou substituir dentes extraídos. É importante saber que os alimentos também se acumulam nas próteses e que elas devem ser higienizadas. Dependendo da prótese, o seu dentista irá orientar qual tipo de escova, creme e fio dental utilizar.
Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas, eles podem durar a vida inteira. Independentemente da idade, é possível ter dentes e gengivas saudáveis se escovar, pelo menos, três vezes ao dia (usando creme dental com flúor), se usar fio dental, pelo menos, uma vez ao dia e se for regularmente ao dentista para exames completos e limpeza.
Achou útil este artigo? Repasse para alguém que precise dessas informações!